domingo, 12 de abril de 2009

A importância do CONTEXTO como FACILITADOR no processo de extração dos significados de um TEXTO em Língua Estrangeira

A leitura de um texto em lingua estrangeira se dá primeiramente a partir do processo de decodificação, dos significados. Entretanto, como vimos anteriormente existem vários FACILITADORES (prediction, palavras cognatas, background, formas referenciais, conectivos, etc..) que nos ajudam a interpretar os textos numa segunda língua (no nosso caso a língua inglesa). Mas, para que se possa compreender bem um texto em qualquer língua, é necessário antes de tudo compreender o contexto. A postagem anterior, "Só duas palavras?" teve a intenção de demonstrar a força do contexto em um texto. É assim que o contexto se constitui como um dos mais importantes FACILITADORES, no processo de desenvolvimento das habilidades de leitura em uma segunda língua. O contexto juntamente com o nosso "background"(conhecimento prévio) nos fornece a possibilidade de "prediction"(predição) para o significado de palavras que eventualmente não saberiamos o seu significado isoladamente.
Tomemos como exemplo a palavra isolada "sleuht". Voce sabe o seu significado?
Entretanto se analisarmos a mesma palavra em um contexto, provavelmente acharemos o seu significado.
Exemplificando:
A sleuth, such as Sherlock Holmes, can be very helpful in solving crimes.
De acordo com o contexto, a palavra "sleuth" na sentença acima significa:
a )citizen b) man c)pilot d) detective

Tenho absoluta certeza que a grande maioria dos leitores que desconheciam o termo "sleuth" após a leitura da sentença, da utilização do contexto e dos demais facilitadores de leitura até aqui apresentados, terá chegado ao seu real significado. Se depois de utilizados todos os recursos ainda assim voce não chegou a uma conclusão, ( como o último dos facilitadores) o dicionário pode ser usado.

A partir de agora passarei a postar alguns exercicios que tanto servirão para seu aprendizado quanto para uso em sala de aula com seus alunos. Mas lembre-se o uso correto dos facilitadores bem como a escolha do "nivel de dificuldade" são de suma importância para um bom desempenho. Quanto a escolha do nivel de dificuldade uma consulta à " Input Hypothesis by Stephen Krashen" será de grande valia.

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