domingo, 12 de abril de 2009

Exercicio I - Contexto e Exemplo

1. Projectiles include those items that are shot forward such as a cannon shell, bullet, or rocket.

In accordance with the context, the word projectiles in this sentence means
a) things put down b) things shot forward c) things hurt d)things broken

2. The professor was a favorite among the students at the college. His sagacity was helpful to them as they pursued their degrees. The professor was known to use his experience, insight, and common sense to help students pursue their education.
The word sagacity in this sentence means
silliness - thoughtlessness
wisdom - negligence

3. Famous conquistadors include Cortes, who conquered Aztec Mexico and Pizarro, who conquered Inca Peru.
The word conquistadors in this sentence means
geographers - losers
victims - conquerors

4. A sleuth, such as Sherlock Holmes, can be very helpful in solving crimes.
The word sleuth in this sentence means
senior - citizen man
pilot - detective

5. Zack was a good at many sports. He excelled in swimming, running, horsemanship, fencing, and target shooting. He decided to compete in the pentathlon rather than having to choose one of the events.
The word pentathlon in this sentence means
competition with two events - competition with eight events
competition with ten events - competition with five events

A importância do CONTEXTO como FACILITADOR no processo de extração dos significados de um TEXTO em Língua Estrangeira

A leitura de um texto em lingua estrangeira se dá primeiramente a partir do processo de decodificação, dos significados. Entretanto, como vimos anteriormente existem vários FACILITADORES (prediction, palavras cognatas, background, formas referenciais, conectivos, etc..) que nos ajudam a interpretar os textos numa segunda língua (no nosso caso a língua inglesa). Mas, para que se possa compreender bem um texto em qualquer língua, é necessário antes de tudo compreender o contexto. A postagem anterior, "Só duas palavras?" teve a intenção de demonstrar a força do contexto em um texto. É assim que o contexto se constitui como um dos mais importantes FACILITADORES, no processo de desenvolvimento das habilidades de leitura em uma segunda língua. O contexto juntamente com o nosso "background"(conhecimento prévio) nos fornece a possibilidade de "prediction"(predição) para o significado de palavras que eventualmente não saberiamos o seu significado isoladamente.
Tomemos como exemplo a palavra isolada "sleuht". Voce sabe o seu significado?
Entretanto se analisarmos a mesma palavra em um contexto, provavelmente acharemos o seu significado.
Exemplificando:
A sleuth, such as Sherlock Holmes, can be very helpful in solving crimes.
De acordo com o contexto, a palavra "sleuth" na sentença acima significa:
a )citizen b) man c)pilot d) detective

Tenho absoluta certeza que a grande maioria dos leitores que desconheciam o termo "sleuth" após a leitura da sentença, da utilização do contexto e dos demais facilitadores de leitura até aqui apresentados, terá chegado ao seu real significado. Se depois de utilizados todos os recursos ainda assim voce não chegou a uma conclusão, ( como o último dos facilitadores) o dicionário pode ser usado.

A partir de agora passarei a postar alguns exercicios que tanto servirão para seu aprendizado quanto para uso em sala de aula com seus alunos. Mas lembre-se o uso correto dos facilitadores bem como a escolha do "nivel de dificuldade" são de suma importância para um bom desempenho. Quanto a escolha do nivel de dificuldade uma consulta à " Input Hypothesis by Stephen Krashen" será de grande valia.

Só duas palavras?

"O texto é uma unidade global de comunicação que expressa uma idéia ou trata de um assunto determinado, tendo como referência a situação comunicativa concreta em que foi produzido, ou seja, o contexto. “

Um texto de duas palavras ("És linda!") que lidas sem contexto não transmitem tudo. Para isso precisam de ser envolvidas num contexto...Vejamos o poema abaixo de Daniel Santiago:

só duas palavras ou um texto em contexto

o que lês não é o texto
é o contexto

no texto
duas palavras escritas somente
baratinhas e simples
sementes

no contexto
não há imagem que te motive
Como um amplo silêncio de um templo imenso
onde ecoasse o texto de duas palavras lidas

no texto
não escutas som nem tom
não sentes toque nem olhar

no contexto
preciso dos teus sentidos
preciso de ti
toda

da tua boca
para que as leias alta a voz entoada
do teu ouvido
para que as escutes na tua leitura
do teu tacto
para que te entreabras e te deixes ensopar
no silêncio do tal templo imenso
da tua imaginação
para que me cries presente nos sentidos

Agora... sim!
Lê,
como te pedi,
as duas palavras que escrevi para ti...

És linda!